sexta-feira, 11 de junho de 2010

A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO PRIVILEGIADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O ensino da Música dentro do contexto escolar é muito limitado, como a educação artística em geral, embora ela tenha surgido na legislação educacional muito depois da educação musical; e se o objetivo da educação atual é fazer da Música um recurso didático privilegiado é necessário criar subsídios para que a linguagem musical faça parte da vida escolar dos alunos a partir da Educação Infantil.

Para que o ensino da música chegue a ser um instrumento didático e contribua para o desenvolvimento integral do aluno é importante que toda a atenção seja voltada para tal, pois é nessa etapa que a criança estabelece uma relação entre o conhecimento sensorial e o “concretamente construído” desenvolvendo seus aspectos cognitivos e afetivos, além de contribuir para a formação da sua personalidade.

Segundo Vigotsky (1998), a memória natural está muito próxima da percepção e surge como conseqüência da influência direta dos estímulos externos sobre os seres humanos.

Partindo desse princípio a música é um dos estímulos do mundo externo que contribui na formação do ser humano, e, assim, a mesma desempenha um papel importante nas fases e etapas do desenvolvimento infantil.

O processo de musicalização dos bebês e crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo aí a presença da música. É importante observar que a fala, além de facilitar a efetiva manipulação de objetos pela criança, interfere também no seu comportamento.

A linguagem age decisivamente na estrutura do pensamento e é ferramenta básica para a construção do conhecimento. A compreensão das palavras e as mudanças na forma de utilização ao longo do desenvolvimento da criança são produzidas nas suas interações verbais como os adultos e as crianças mais velhas. É dessa interação que elas vão adquirindo novas palavras e ampliando a capacidade de significação que já conhecem.Ao relacionar a música a esses níveis de desenvolvimento podemos notar que ela é uma mediadora nessa fase, já que a música atua no processo de socialização da criança com o mundo exterior. Além disso, a música é uma influência externa que por sua potencialidade de emocionar e sensibilizar o ser humano causa motivações internas contribuindo para o desenvolvimento da criança.
(Gleicy Martins Nascimento)

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